A importância dos dentes de leite
25 janeiro, 2023Muitas são as questões que surgem em relação aos dentes de leite: quando nascem e quando caem, qual a importância dos mesmos, os cuidados a ter e quais as diferença sem relação aos dentes permanentes.
Na notícia deste mês esclarecemos as suas dúvidas.
Os dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite, costumam ser encarados como menos importantes devido ao seu caráter temporário. No entanto, esta é uma ideia errada.
Os dentes de leite começam a desenvolver-se por volta dos 6 meses e a partir desse momento nascem 20 dentes (10 no maxilar superior e 10 no maxilar inferior).
A partir dos 6 anos, e até aproximadamente aos 12 anos, os dentes começam a cair um por um, normalmente pela ordem em que nasceram. Entre os 6 e 20 anos começa a surgir a dentição permanente, sendo composta por 32 dentes. Os dentes permanentes são diferentes dos de leite, dado que costumam ser maiores, mais largos, com raízes mais longas e não tão brancos.
A primeira dentição, para além de ser importante para o bem-estar e auto-estima da criança, desempenha funções essenciais para o desenvolvimento da mesma, tais como:
- Orienta o posicionamento dos dentes permanentes: os dentes de leite preservam o espaço necessário para que os dentes permanentes nasçam na posição correta;
- Desenvolve o rosto: os primeiros dentes estimulam o desenvolvimento dos ossos e músculos do rosto da criança;
- Apoio no processo da fala e respiração: os dentes de leite ajudam a pronunciar as palavras de forma correta;
- Auxílio na mastigação: durante a transição para alimentos sólidos, os dentes de leite são fundamentais para ajudar nesta mudança de alimentação.
De forma a garantir que os dentes permanentes nasçam saudáveis, é fundamental ter cuidados de higiene oral, de modo a evitar problemas futuros. Assim, deve-se:
- Escovar diariamente e de forma correta, pelo menos, 2 vezes por dia (a partir do primeiro dente, sempre com escova e pasta fluoretada);
- Utilizar fio dentário (a partir do momento em que exista contacto entre os dentes) ;
- Consultar o odontopediatra regularmente (estas visitas devem ser feitas a partir do momento que nasce o primeiro dente).
Idealmente, as consultas no dentista devem ser marcadas a cada 6 meses, de forma a acompanhar a criança de forma especializada e para prevenir possíveis patologias.
Na Fausto Tadeu – Medicina Dentária contamos com uma equipa de odontopediatras experientes que está preparada para ajudar os mais novos a adotarem hábitos saudáveis de higiene oral e para cuidarem dos seus sorrisos.
Visite-nos nas nossas clínicas em Paço de Sousa, Recarei, Paredes, Lustosa e Duas Igrejas.